domingo, 14 de abril de 2019

NA PRAÇA SÃO LUÍS



Ontem, no final da tarde, visitei a praça São Luís. Não há dúvidas, a reforma a deixou realmente muito bonita. Voltei o olhar para trás e apanhei num relance momentos memoráveis da minha mocidade. Foi no ano de 1969, no profícuo governo de meu amigo Francisco de Melo Lima ( Marrocos ), que aquela obra foi iniciada sob o comando do mestre de obras Silvério Gomes da Silva. O quadro de operários era competente. Destaque para os pedreiros José Neto de Area Leão, Manoel dos Santos ( Reisinho ),  e os serventes Francisco Mateus Filho ( França ),  J. J. Pereira, Orlando Alves da Silva  Antônio Boquila, Antonio José Nunes Leal e outros.

Era final de governo. Portanto, as circunstâncias políticas a deixaram incluída no elenco das obras inacabadas. Numa tarde memorável, olhei para o infinito e com toda a força da fé que povoa a minha alma pedi a Deus que me desse condição política para que um dia no futuro eu pudesse concluir a praça que ajudei a colocar as primeiras pedras e massas de concreto. 

Com o passar dos tempos, o então prefeito Manoel Umbelino de Barros construiu um abrigo, e por alguns anos tornou-se o ponto de encontro principal da cidade. Não poderia ser diferente, pois um dos bares estava a cargo de uma figura fina no trato, esplêndida, extraordinária, uma diplomata; a nossa saudosa Belinha.

Em 1990, DEUS iluminou a mente do meu povo e fui içado à honrosa condição de deputado estadual. Aí estava chegada a hora: reivindiquei junto ao Governador Edison Lobao, que incontinenti realizou o meu sonho.

A inauguração foi há 10 de abril de 1994. O Dr. Wilson Sebastião Borges Moreira, operoso e competente Secretário Municipal de Infraestrutura, entregou ao Governador Lobão um controle remoto, que ao acioná-lo, surgiu o reflexo multicor de uma linda "fonte luminosa". Mas infelizmente algum ou alguns desonestos roubaram a fonte. Que pena!...

J. J. Pereira

Um comentário:

  1. Os cidadãos de Parnarama agradecem suas prodigiosas contribuições. Sou neta do honroso Francisco de Melo Lima e me orgulho dos seus feitos e certamente pessoas como você reluziram nossa cidade.

    ResponderExcluir

RAIMUNDO SILVEIRA CONTEMPLA COCO DOS CARDOSOS COM UMA ESCOLA MODELO

 As 17:00 horas dessa sexta ( 24.01.), o povoado Coco dos Cardoso, da zona rural de Parnarama, em clima festivo recebeu o operoso prefei...