quinta-feira, 20 de junho de 2019

EM MEMÓRIA DE AFONSO LOPES BASTOS


Aos 91 anos de idade morreu na manhã de ontem (19) em Caxias João Afonso Lopes Bastos, o popular "Barata", combativo político e radialista caxiense. Como vereador da princesa do sertão, o indomável guerreiro das lutas cívicas sertanejas desafiou a "Ditadura Militar" até 1974, quando foi expulso do MDB - Movimento Democrática Brasileiro,  por ter participado de um comício do então candidato a deputado federal João Castelo da ARENA - Aliança Renovador Nacional em Parnarama, sob a alegação de haver cometido infidelidade partidária. 

João Afonso Lopes Bastos, mantinha uma amizade de infância com seu ilustre conterrâneo João Castelo, que em 1978 assumiu o Governo do Estado, levando seu grande amigo para Assembléia Legislativa, onde desempenhou com lealdade e bravura parlamentar a função de vice-líder do Governo. Em 1982 Barata se reelege. Contudo, com o estremecimento político entre o Governador Luis Rocha e o senador João Castelo, o grande líder dos Cocais teve seu prestígio diminuído e suas asas foram podadas pela Máquina Executiva Estadual.

Em 1986 Barata não tentou a reeleição, preferindo voltar para o conforto de sua família e o convívio harmonioso com seus conterrâneos de Caxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RAIMUNDO SILVEIRA CONTEMPLA COCO DOS CARDOSOS COM UMA ESCOLA MODELO

 As 17:00 horas dessa sexta ( 24.01.), o povoado Coco dos Cardoso, da zona rural de Parnarama, em clima festivo recebeu o operoso prefei...