quinta-feira, 31 de outubro de 2019

BREJO DE SÃO FELIX: UMA COMUNIDADE ESCONDIDA NO TEMPO





O povoado de Brejo de São Felix, município de Parnarama, MA promove todos os anos um agenda festiva, no mês de novembro, com programação cultural envolvendo os moradores de toda a região. 

Ali é um dos poucos locais no país onde resiste a comunidade Quilombola com seus costumes tradicionais e sua cultura afro-brasileira, cuja localidade se confunde com a idade presumida desse "Pé de Tamarindo" de cerca de duzentos anos. Os frutos desta árvore serve como fonte renda para algumas famílias locais e contribuiu para arrecadação de recursos na edificação da igreja  construída em frente ao frondoso e bicentenário Tamarineiro.

Antes mesmo de surgir a atual sede do município Brejo de São Felix já existia, cujo povo era conhecido como "os Negros do Brejo". Naquela localidade você encontra em meio a pedras, sangue e suor, vestígios de um Brasil-Colônia que jamais sairão das amarras da história pela valentia e a coragem de sua gente humilde e trabalhadora. Dia 20 de novembro será realizada mais uma comemoração naquela  localidade com muita festa e fartura.



























TEXTO E FOTOS: Alberto Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RAIMUNDO SILVEIRA CONTEMPLA COCO DOS CARDOSOS COM UMA ESCOLA MODELO

 As 17:00 horas dessa sexta ( 24.01.), o povoado Coco dos Cardoso, da zona rural de Parnarama, em clima festivo recebeu o operoso prefei...