sexta-feira, 4 de outubro de 2019

TUDO EM PARNARAMA GIRA EM TORNO DE TERESINA




A proximidade de Parnarama com Teresina de apenas setenta e oito quilômetros é um privilégio para ambas as metrópoles. Tudo na Virgem dos Sertões gira em torno da bela capital piauiense. Aliás, para ser sincero, devo lembrar que se não fosse  o vizinho Estado do Piauí com toda certeza já teríamos sido de direito e de fato expurgados do mapa do Maranhão. 

ALGUMAS VANTAGENS 

01- Na área da saúde, embora com algumas restrições do sistema, Parnarama se beneficia de forma imensurável da competente e humanitária medicina piauiense. 
02- Na área educacional, basta imaginar o que  seria da nossa juventude universitária se fosse as universidades públicas e privadas de Teresina? Ao longo da história devemos às  educadoras e educadores piauiense o grande número de nossos doutores em todos os seguimentos profissionais. 
03 - É de vital importância o  nosso intercâmbio comercial. Em tempos não muito remotos, o município de Parnarama foi celeiro em produção de arroz, amêndoas de babaçu, além de feijão, milho e outros cereais. Toda essa produção atravessava o rio Parnaiba com destino a Teresina, e de lá vinham os produtos industrializados. Hoje, infelizmente, não produzimos mais nada, só compramos nas praças comerciais de Teresina e Caxias. O desumano  êxodo rural implantado aqui a partir dos anos oitenta, impediu a vida produtiva e pacífica da zona rural de Parnarama. Isso significa que os nossos lavradores  hoje padecem  de pobreza extrema  em bairros das cidades de Teresina, Caxias, Timon e Parnarama, obrigados a ver seus filhos enveredar pelo caminho do crime e das drogas. As nossas terras férteis foram compradas por empresários insensíveis  de outras plagas e jamais  aceitaram os históricos e bravos  lavradores e produtores rurais.
04 - É importante frisar que essa proximidade de Parnarama com Teresina oportuniza a preferência  das autoridades para aqui virem a desempenhar  suas atividades. Dificilmente um juiz ou um promotor de Justiça  recusa uma portaria para trabalhar em Parnarama. Na mesma estrada seguem o delegado de Polícia e os policiais civis e militares. Nesse ponto, peço vênia para destacar o valor da juíza Sheila Silva Cunha, que tem se comportado como uma magistrada dedicada, imparcial e muito competente. Na Polícia Civil, o Dr. Reno Cavalcante de Farias tem desenvolvido um grande  trabalho bem ao alcance das suas forças, haja vista a falta de estrutura que é dever e obrigação do  Estado que infelizmente tem sido omisso e utópico. Temos também um quadro de Policiais Civis de  excelente qualidade, que vem diariamente de Teresina revezando-se  em plantões. Tudo isso graças aos valores humanos que oriundos  do vizinho e solidário  Piauí.

DESVANTAGENS 

O1- Até nos anos setenta o rio Parnaiba era navegável. Grandes lanchas e vapores singravam as águas do "Velho Monge" em um constante sobe e desce, levando e trazendo passageiros e mercadorias. Agora, agonizando, o nosso rio está morrendo. Somente os transportes rodoviários nos possibilitam a ir e vir à cidade verde, nos obrigando a passar pelo constrangimento de pagar passagens exorbitantes em balsas da empresa PIPES. Isto porque o governo do Maranhão promete, mas não asfaltada a MA 040 ligando Timon à  Parnarama. Há suposições que o  prioritário da PIPES, o senhor Pedro Iran Pereira do Espírito Santos, teria feito apelos para que a MA 040 não seja pavimentada, o que teria sido prontamente aceito pelo senhor Governador Flávio Dino. 'Eu não divido'.
02 - Outro aspecto negativo é que Parnarama perdeu a sua antiga vida pacata e serena, porque muitos marginais de Timon e Teresina em vez e quando causam terror tanto na sede como em povoados espalhados nos 3.262 quilômetros quadrados do nosso imenso território municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RAIMUNDO SILVEIRA CONTEMPLA COCO DOS CARDOSOS COM UMA ESCOLA MODELO

 As 17:00 horas dessa sexta ( 24.01.), o povoado Coco dos Cardoso, da zona rural de Parnarama, em clima festivo recebeu o operoso prefei...